Ciclista V.2

Andava já há algum tempo com isto na ideia: oferecer uma bicicleta à Xana! Contudo, e depreendendo da utilização que a Xana dava à sua bicicleta em Portugal, estava um bocadinho reticente. Também a questão financeira de comprar uma nova bicicleta, cortava um pouco a vontade! Depois, mais tarde, descobrimos que a Xana poderia pedir na empresa o CycleScheme*.

Andei, durante uns tempos, a dizer à Xana que se deveria propor a isso, que era como comprar uma bicicleta a prestações, que assim poderiamos andar os dois, etc. É que me custa solenemente, aos fins-de-semana, termos de ir a algum lado e ter de apanhar o autocarro-que-demora-uma-eternidade-a-onde-quer-que-seja-pois-deixa-sempre-passar-as-pessoas-na-passadeira-e-tudo-o-mais. Já tinha dito que, tendo ela uma bicicleta, poderíamos ir os dois a pedalar, aonde quer que fosse. Bem, um dia da outra semana aparece uma cliente na loja, com uma bicicleta mal cuidada (que ela não é muito velha), que tinha deixado a bicicleta uns meses na rua, tinham-lhe roubado a roda de trás e queria mandar arranjar. Nós, na loja, fizemos um orçamento e… custava algo como £180 (sim, aqui é tudo caro!!!). Ora, por esse valor, a cliente mais depressa comprava uma bicicleta nova (na ordem das £260) e tinha uma bicicleta nova. Foi o que ela pensou. E, ao telefone, disse: olhem, fiquem com essa bicicleta. Deitem-na fora, façam o que quiserem. O Joe foi logo perguntar ao Gerente se poderia ficar com ela. O Ian disse que sim. Eu fiquei empolgadíssimo!!! Uau…. Se isso me acontecesse, eu oferecia à Xana… O Joe olhou para mim e disse: Então fica tu com ela!!! Eu era para oferecer à minha mãe ou à minha Irmã mas elas não andam muito! Fica tu com ela… Bem, isto começou a fervilhar na minha cabeça.

Entretanto, o Nick arranjou-me uma roda traseira também que um cliente não quis e que tinha ficado pela oficina e juntei-lhe as peças que faltavam: um raio, uma cassete, câmara de ar e pneu! No meu dia de folga disse à Xana que ía à loja fazer a revisão à minha bicicleta mas… mentira… fui desmanchar a bicicleta da Xana, limpá-la toda, trocar os cabos dos travões e das mudanças e afinar tudo! Como o trabalho ficou por minha conta, acabei por ter de pagar apenas £50 por uma bicicleta! Depois vim para casa montado na bicicleta para a testar (tinha ido para a loja a correr!). Quando a Xana chegou a casa tinha uma bicicleta quase nova à espera dela.

photo

No dia seguinte fomos logo pedalar até Kensington Gardens, passámos pela loja para comprarmos uns novos punhos, umas luvas e cadeados. A Xana portou-se muito bem!!!! Fez um prémio de montanha sem desmontar – sim, a única subida de Londres, eu faço-a de casa para o trabalho – e aguentou-se à bomboca, quer conduzindo do lado contrario da Estrada, quer as pernocas fazendo prái uns 16Km…

Já só esperamos pelo próximo Sábado!!!!! 🙂

*CycleScheme – É um projecto, um esquema, o que lhe queiram chamar que dá benefícios a todos. Ao utilizador porque lhe permite ir de bicicleta para o trabalho, poupando nos transportes e pagando a bicicleta como se de um crédito se tratasse, sendo o valor retirado do ordenado e tendo um desconto variável consoante a categoria de imposto que o trabalhador tem. Pode ir de 30 a 42% de desconto no valor da bicicleta.
A entidade empregadora também tem benefícios ao criar condições para os trabalhadores irem de bicicleta para o trabalho. Paga menos imposto ao Estado.
O Estado beneficia pois os habitantes ficam menos stressados de ir de carro próprio, vivem melhor e todos ficam contentes.
As lojas de bicicleta vendem muitas bicicletas à conta destes esquemas (não há só um, mas são praticamente todos iguais) criando mais postos de trabalho!

 

What

Deixe um comentário